Experiência
“Indicador Ácido – Base”
Tendo conhecimento que um Encarregado de Educação de uma aluna da minha turma (Beatriz Manuel Rodrigues Oliveira), se dedicava à investigação científica, entendi por bem realizar um projecto com a sua parceria, no âmbito das ciências experimentais na sala de aula.
Assim, resolvi convidá-lo para um momento oportuno, ao qual acedeu com grande motivação, pois referiu que é de grande interesse incentivar os alunos para esta descoberta.
A professora:Maria Odete Ribeiro Leite Turma:3ºA
EXPERIÊNCIA
“INDICADOR ÁCIDO-BASE”
I - INTRODUÇÃO
Uma coisa espantosa acontece quando colocas folhas de couve roxa em água. Se esmagares a couve em água quente, a água torna-se azul! Se adicionares pequenas quantidades de outros liquidos, a água azul mostra uma variedade de outras bonitas cores: cor-de-rosa, púrpura ou verde. Mas porque é que a água muda de cor? A explicação está na química das coisas. Na verdade, a água azul da couve contem uma substancia especial chamada indicador. Um indicador muda de cor conforme as propriedades do liquido
Liquido “neutro” – o indicador é azul
Liquido “ácido” – o indicador é cor de rosa
Liquido “base” – o indicador é verde
Vamos experimentar e aprender como funciona….
II – ORGANIZAÇÂO DA EXPERIÊNCIA
· Coloca sobre uma folha de papel branca 5 copos de plástico transparentes.
· Escreve o seguinte texto em cada uma das etiquetas:
Etiqueta 1 – “Indicador azul”
Etiqueta 2 – “Vinagre”
Etiqueta 3 – “Solução de detergente”
Etiqueta 4 – “Indicador azul e vinagre”
Etiqueta 5 – “Indicador azul e detergente”
· Cola as etiquetas em cada um dos copos
III – FAZER A EXPERIÊNCIA
Atenção: não deves fazer esta experiência sozinho(a). Pede sempre ajuda a um adulto
1. Corta folhas de couve roxa em pequenos pedacinhos. Coloca-os num recepiente com água quente. Pede ajuda aos teus pais. Esmaga os pedacinhos de couve na água (usando, por exemplo, o cabo duma colher) até esta mostrar uma forte tonalidade azul.
2. Coloca nos copos “Indicador azul”, “Indicador azul e vinagre”, “Indicador azul e detergente” 3 colheres de sopa da água azul.
3. Coloca no copo “Vinagre” 3 colheres de sopa de vinagre.
4. Coloca no copo “Detergente” uma colher de chá de detergente e 3 colheres de sopa de água. Agita bem com uma colher de plástico!
5. Coloca uma gota de vinagre no copo “indicador azul e vinagre” e agita ligeiramente. Observa a alteração de cor comparando com o copo “Indicador azul”.
6. Coloca uma gota de solução de detergente no copo “indicador azul e detergente” e agita ligeiramente. Observa a alteração de cor comparando com o copo “Indicador azul”.
7. Tenta repor a cor original em cada um dos copos “indicador azul e vinagre” e “indicador azul e detergente” misturando ou vinagre ou solução de detergente.
IV - RESULTADOS
O que observas quando colocas uma gota de vinagre no copo “indicador azul e vinagre”?
O que observas quando colocas uma gota de solução de detergente no copo “indicador azul e detergente”?
Consegues repor a cor azul original em cada um dos copos? Como?
V – CONCLUSÕES
Atendendo às tuas observações o que concluis sobre as propriedades do vinagre e do detergente? O que acontece quando misturas um ácido e uma base?
VI – Investiga tu próprio
Tenta descobrir com a ajuda dos teus pais se os seguintes liquidos são neutros, ácidos ou bases:
- água da torneira
- sumo de limão
- água das pedras
- coca-cola
- ou outros que tenhas curiosidade…
Aqui está o nosso trabalho.
Testemunho dos alunos da turma do 3º A
No dia 5 de Maio veio à nossa escola um “cientista” para realizar uma experiência com os alunos do 3º e 4º anos. Previamente foi indicado pela professora o material que deveríamos trazer (copos de plástico, colheres de chá de plástico, uma palhinha, um conta-gotas e uma garrafa de vidro com 20 cl ou 33 cl) para cada aluno participar na experiência.
Logo de seguida, começou a experiência e cada aluno estava muito atento e curioso por saber o que ia acontecer. Utilizamos a água da couve roxa, o vinagre e detergente com água. Com estes líquidos fizemos algumas misturas e obtivemos, em copos separados, algumas cores: cor-de-rosa, verde e azul púrpura.
Todos os alunos divertiram-se muito com esta actividade e gostaram de aprender coisas novas. Gostaríamos de repetir a actividade para aprender novas descobertas.
“Indicador Ácido – Base”
Tendo conhecimento que um Encarregado de Educação de uma aluna da minha turma (Beatriz Manuel Rodrigues Oliveira), se dedicava à investigação científica, entendi por bem realizar um projecto com a sua parceria, no âmbito das ciências experimentais na sala de aula.
Assim, resolvi convidá-lo para um momento oportuno, ao qual acedeu com grande motivação, pois referiu que é de grande interesse incentivar os alunos para esta descoberta.
A professora:Maria Odete Ribeiro Leite Turma:3ºA
EXPERIÊNCIA
“INDICADOR ÁCIDO-BASE”
I - INTRODUÇÃO
Uma coisa espantosa acontece quando colocas folhas de couve roxa em água. Se esmagares a couve em água quente, a água torna-se azul! Se adicionares pequenas quantidades de outros liquidos, a água azul mostra uma variedade de outras bonitas cores: cor-de-rosa, púrpura ou verde. Mas porque é que a água muda de cor? A explicação está na química das coisas. Na verdade, a água azul da couve contem uma substancia especial chamada indicador. Um indicador muda de cor conforme as propriedades do liquido
Liquido “neutro” – o indicador é azul
Liquido “ácido” – o indicador é cor de rosa
Liquido “base” – o indicador é verde
Vamos experimentar e aprender como funciona….
II – ORGANIZAÇÂO DA EXPERIÊNCIA
· Coloca sobre uma folha de papel branca 5 copos de plástico transparentes.
· Escreve o seguinte texto em cada uma das etiquetas:
Etiqueta 1 – “Indicador azul”
Etiqueta 2 – “Vinagre”
Etiqueta 3 – “Solução de detergente”
Etiqueta 4 – “Indicador azul e vinagre”
Etiqueta 5 – “Indicador azul e detergente”
· Cola as etiquetas em cada um dos copos
III – FAZER A EXPERIÊNCIA
Atenção: não deves fazer esta experiência sozinho(a). Pede sempre ajuda a um adulto
1. Corta folhas de couve roxa em pequenos pedacinhos. Coloca-os num recepiente com água quente. Pede ajuda aos teus pais. Esmaga os pedacinhos de couve na água (usando, por exemplo, o cabo duma colher) até esta mostrar uma forte tonalidade azul.
2. Coloca nos copos “Indicador azul”, “Indicador azul e vinagre”, “Indicador azul e detergente” 3 colheres de sopa da água azul.
3. Coloca no copo “Vinagre” 3 colheres de sopa de vinagre.
4. Coloca no copo “Detergente” uma colher de chá de detergente e 3 colheres de sopa de água. Agita bem com uma colher de plástico!
5. Coloca uma gota de vinagre no copo “indicador azul e vinagre” e agita ligeiramente. Observa a alteração de cor comparando com o copo “Indicador azul”.
6. Coloca uma gota de solução de detergente no copo “indicador azul e detergente” e agita ligeiramente. Observa a alteração de cor comparando com o copo “Indicador azul”.
7. Tenta repor a cor original em cada um dos copos “indicador azul e vinagre” e “indicador azul e detergente” misturando ou vinagre ou solução de detergente.
IV - RESULTADOS
O que observas quando colocas uma gota de vinagre no copo “indicador azul e vinagre”?
O que observas quando colocas uma gota de solução de detergente no copo “indicador azul e detergente”?
Consegues repor a cor azul original em cada um dos copos? Como?
V – CONCLUSÕES
Atendendo às tuas observações o que concluis sobre as propriedades do vinagre e do detergente? O que acontece quando misturas um ácido e uma base?
VI – Investiga tu próprio
Tenta descobrir com a ajuda dos teus pais se os seguintes liquidos são neutros, ácidos ou bases:
- água da torneira
- sumo de limão
- água das pedras
- coca-cola
- ou outros que tenhas curiosidade…
Aqui está o nosso trabalho.
Testemunho dos alunos da turma do 3º A
No dia 5 de Maio veio à nossa escola um “cientista” para realizar uma experiência com os alunos do 3º e 4º anos. Previamente foi indicado pela professora o material que deveríamos trazer (copos de plástico, colheres de chá de plástico, uma palhinha, um conta-gotas e uma garrafa de vidro com 20 cl ou 33 cl) para cada aluno participar na experiência.
Logo de seguida, começou a experiência e cada aluno estava muito atento e curioso por saber o que ia acontecer. Utilizamos a água da couve roxa, o vinagre e detergente com água. Com estes líquidos fizemos algumas misturas e obtivemos, em copos separados, algumas cores: cor-de-rosa, verde e azul púrpura.
Todos os alunos divertiram-se muito com esta actividade e gostaram de aprender coisas novas. Gostaríamos de repetir a actividade para aprender novas descobertas.
Sem comentários:
Enviar um comentário