«Levar a criança a entrar na aventura de ler é atraí-la a mil possibilidade de oferecer-lhe uma alternativa importante, a alternativa de pensar, de contemplar, de se aproximar do mundo da fantasia, da aventura, da realidade e do mistério».
Manzano (1988)
A leitura é uma competência básica na sociedade actual que, tal como outras actividades linguísticas, é um processo altamente complexo que se prolonga ao longo de todo o percurso escolar e até da vida da pessoa, pois aprender a ler é um processo a longo termo.
O ensino da compreensão de textos informativos/mapeamento visual
Trabalho realizado no âmbito do PNEP.
O tema desta semana foi muito interessante, ou seja, falamos do nosso animal preferido. Fomos convidados a reflectir sobre os conhecimentos acerca dos “Golfinhos". Esses maravilhosos seres vivos.
No início do trabalho comecei por esclarecer os alunos da tarefa a desenvolver.
Distribui o texto informativo “Parece que é mas não é”.
Fez-se a leitura do texto e foram discutidos os novos conhecimentos
Recolheram dados relativos a cada uma das categorias apresentadas pelo professor no quadro, assim como o seu preenchimento e ainda registaram simultaneamente na folha de actividades.
Ilustração da unidade central.
Apresentação/discussão dos trabalhos obtidos.
Concluímos que aprendemos muito acerca deste maravilhoso ser vivo, e como gostámos muito desta actividade, propomos-vos o mesmo desafio.
O nosso texto
A construção do mapeamento no quadro
O trabalho no nosso lugar
No momento seguinte os alunos registaram individualmente o que pensavem saber sobre este animal e o que ainda gostavam de saber
E em seguida fizeram a ilustração da unidade central
Este trabalho teve tambem como objectivo a recolha de informações respeitantes ao assunto e a sistematização dos conhecimentos que haviam alcançado.
De salientar que este tipo de trabalho os auxilia a seleccionar e esquematizar a informação necessária aquando da realização de trabalhos no âmbito da PNEP.
Trabalho realizado pelos alunos do 3º ano turma 4
sábado, 7 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário