domingo, 14 de dezembro de 2008

Quem sou eu? As Palavras(o nome das coisas-processo de identificação)

Esta aula foi um pequeno espaço privilegiado para desenvolver competências de compreensão e de expressão, considerando a faceta oral e escrita da língua, assim como a sua dimensão lúdica e estética. Pelo convívio com a palavra, oral e escrita, progressivamente, a criança terá possibilidade de se apropriar de um léxico cada vez mais vasto, aprenderá a reflectir e a utilizar correctamente a língua em que pensa e fala.
No início do trabalho comecei por esclarecer os alunos da tarefa a realizar.
Visualização de imagens modificadas (transgénicas).
Discussão das imagens.
Seguiu-se a apresentação do poema “Os nomes”de Maria Alberta Menéres.
Leitura modelo feita pela professora.
Leitura pelos alunos do poema.
Discussão da importância de alguns nomes de coisas que aparecem no poema.
Registo de alguns versos, no quadro, com lacunas, para levar os alunos a compreender a tarefa seguinte. Os alunos completaram os versos.
Em seguida distribuíram-se pelos alunos uma ficha de trabalho.
Aqui estão alguns dos tabalhos obtidos.
































Sem comentários: