segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Desenvolvimento da consciência lexical

A sensibilização a casos de irregularidade semântica, de combinações de palavras entre as quais existe um conflito de domínio, treina o conhecimento intuitivo da gramática da língua pela consciencialização do tipo de propriedades desrespeitadas num enunciado.
Este tipo de actividades permite também levar as crianças a experimentar alguns dos processos linguísticos usados frequentemente na língua literária e nos textos humorísticos.
No início do trabalho comecei por esclarecer os alunos da tarefa a realizar
Foi colocada uma imagem disparatada e comentamos sobre a imagem observada, fazendo a sua análise, repetindo este processo com todas as outras.
Em seguida pedi a alguns alunos que lessem frases disparatadas que se encontravam registadas em folhas A4, apontando várias soluções para que as mesmas deixassem de ser disparatadas. Este trabalho foi realizado para todas as frases, sendo esta elucidação oral
Em seguida foi distribuída pelos alunos uma ficha de trabalho.
Expliquei a ficha de trabalho com a colaboração dos mesmos.
No ponto 1 explicaram por escrito a razão das frases serem disparatadas, e porque as consideraram disparatadas.
No ponto 2 completaram as frases tornando-as disparatadas. Em seguida transformaram as frases do exercício anterior de modo a não ficarem disparatadas.
E por último ilustraram e legendaram cenas com disparates e, também fizeram o mesmo para as não disparatadas.
A ficha foi elaborada em grupo.
Aqui estão representados alguns desses trabalhos elaborados na sala de aula

















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