quinta-feira, 30 de abril de 2009

CICLO DE ESCRITA

Mobilização do conhecimento/ Recolha e selecção de informação/Organização da informação/ Redacção do texto/Revisão do texto


Eis que chegou o momento dos alunos aprenderem novas estratégias para a escrita de textos.
Assim, e dando continuidade ao tema abordado em Estudo do Meio “Os animais”, trabalhamos a produção de um texto mobilizando saberes, os conhecimentos prévios e a sua articulação com novas informações.
Esta sessão iniciou-se com a explicação aos alunos, do tema a desenvolver, a elaboração de um texto sobre a vida dos coelhos, tendo em conta o trabalho de investigação que os alunos já traziam de casa.
Assim, começamos com a chuva de ideias, que foi sendo registada no quadro pelo Ricardo e pela Rute.
Todos sem excepção participaram com muito interesse e motivação, realçando o trabalho que tiveram na pesquisa sobre o tema em estudo. Desta forma rapidamente o quadro tornou-se pequeno para colocar as ideias que iam surgindo.









Depois do registo na folha de actividades da chuva de ideias, foi-lhes distribuído um texto informativo sobre o tema em estudo “ O Coelho”.
Depois de lido e interpretado, foi sugerido que sublinhassem a vermelho as ideias que eles sabiam e que já estavam registadas na chuva de ideias e a verde tudo o que era informação nova.


Aqui foi interessante verificar a reacção dos alunos ao descobrirem que algumas ideias patentes no texto já tinham sido ditas por eles.


Um mapa... de ideias?




Preencher o mapa de ideias na folha de actividades anterior, foi fácil, porque as palavras estavam todas lá. Apenas tivemos de organizar aquela chuva toda no mapa.

Após termos preenchido o mapa,deitamos mãos ao trabalho.
Senão vejam:






Aqui está o texto final

O coelho

O coelho faz parte do reino animal e é mamífero.
Os coelhos não são roedores, são lagomórfos, os seus dentes estão sempre a crescer e por isso, não param de roer principalmente madeira, assim o tamanho dos dentes fica certo.
As orelhas dos coelhos podem ser grandes ou pequenas, são peludos, as suas cores são variadas, vão do castanho acinzentado ao branco e preto.
As cores servem para se camuflarem dos seus inimigos. Têm um raio de visão extremamente amplo, até conseguem ver para trás sem virar o pescoço.
São muito velozes, pequenos e fofinhos. A maior parte dos coelhos têm os olhos vermelhos.
A sua audição distingue sons que o ser humano não consegue ouvir.
Vivem nos montes, em tocas, coelheiras, jaulas de arame e em pavilhões industriais.
Os coelhos pesam entre 1,5kg a 2,5kg, medem cerca de 40cm.
Nascem do ventre da mãe e até aos 28 dias chamam-se láparos. O período de gestação é de mais ou menos 5 semanas. Cada coelha tem 8 a 10 láparos.
O coelho doméstico é da mesma espécie que o coelho bravo Europeu, que depois de domesticado foi espalhado por todo o mundo.
Foram levados da Europa para a Austrália no século dezanove.
Na Austrália, em especial, esta “universalidade” dos coelhos e a sua alta capacidade de reprodução transformaram-no em praga.
Os predadores do coelho são: o lobo, a onça, a raposa, as aves de rapina e a caça desenfreada. Outros dos perigos para o coelho são as doenças como a febre hemorrágica viral.

EB1 DE Santo Ovídio
Trabalho realizado pela turma 4 do 3º ano.


E, no final, ainda ilustramos o nosso texto.













3º Ano Turma 4

Editado pela professora Cândida

4 comentários:

Anónimo disse...

é muito vonito




André,Fafe antigo istudante do 4ºano

Anónimo disse...

site muito bonito
adoroa prof.Cândida




João

Anónimo disse...

Andamos á muito tempo a pesquisar sobre o site do santo ovidio

Anónimo disse...

é muito vonito

André e João do ano passado