domingo, 25 de janeiro de 2009

A Importância do ensino explícito do léxico na compreensão da leitura e na produção textual

Pelo convívio com a palavra, oral e escrita, progressivamente, a criança terá possibilidade de se apropriar de um léxico cada vez mais vasto, aprenderá a reflectir e a utilizar correctamente a língua em que pensa e fala.
Esta semana o tema em estudo no âmbito do PNEP foi a
Importância do ensino explícito do léxico na compreensão da leitura e na produção textual (compreender a relação entre o léxico e o texto)
No início do trabalho comecei por esclarecer os alunos da tarefa a realizar, que foi a elaboração de um mapa conceptual, ao que se seguiu a distribuição do texto.
Após a leitura feita pelos alunos, e a exploração oral do mesmo,
estes consultaram o dicionário para perceberem o significado dos vocábulos desconhecidos.
Seleccionei a palavra abelha e questionei os alunos sobre propriedades inerentes às mesmas.
Distribui a folha de actividades cuja resolução foi realizada primeiro pelos alunos numa folha de cartolina para toda a turma e ao mesmo tempo que está a ser feita no quadro fazem o mesmo no lugar, na sua folha de actividades. Após esta tarefa foram mostradas algumas gravuras sobre o tema abordado,
Como conclusão da aula, apresentei um vídeo anteriormente colocado no blogue, com a canção “Abelha Maia”que os alunos cantaram com a ajuda da letra anteriormente distribuída.
Este trabalho teve continuidade nas aulas seguintes, quer com ilustrações como a partir do campo semântico, construir agora em pequeno grupo





















3º ano turma 4

Sem comentários: