quinta-feira, 30 de abril de 2009

CICLO DE ESCRITA

Mobilização do conhecimento/ Recolha e selecção de informação/Organização da informação/ Redacção do texto/Revisão do texto


Eis que chegou o momento dos alunos aprenderem novas estratégias para a escrita de textos.
Assim, e dando continuidade ao tema abordado em Estudo do Meio “Os animais”, trabalhamos a produção de um texto mobilizando saberes, os conhecimentos prévios e a sua articulação com novas informações.
Esta sessão iniciou-se com a explicação aos alunos, do tema a desenvolver, a elaboração de um texto sobre a vida dos coelhos, tendo em conta o trabalho de investigação que os alunos já traziam de casa.
Assim, começamos com a chuva de ideias, que foi sendo registada no quadro pelo Ricardo e pela Rute.
Todos sem excepção participaram com muito interesse e motivação, realçando o trabalho que tiveram na pesquisa sobre o tema em estudo. Desta forma rapidamente o quadro tornou-se pequeno para colocar as ideias que iam surgindo.









Depois do registo na folha de actividades da chuva de ideias, foi-lhes distribuído um texto informativo sobre o tema em estudo “ O Coelho”.
Depois de lido e interpretado, foi sugerido que sublinhassem a vermelho as ideias que eles sabiam e que já estavam registadas na chuva de ideias e a verde tudo o que era informação nova.


Aqui foi interessante verificar a reacção dos alunos ao descobrirem que algumas ideias patentes no texto já tinham sido ditas por eles.


Um mapa... de ideias?




Preencher o mapa de ideias na folha de actividades anterior, foi fácil, porque as palavras estavam todas lá. Apenas tivemos de organizar aquela chuva toda no mapa.

Após termos preenchido o mapa,deitamos mãos ao trabalho.
Senão vejam:






Aqui está o texto final

O coelho

O coelho faz parte do reino animal e é mamífero.
Os coelhos não são roedores, são lagomórfos, os seus dentes estão sempre a crescer e por isso, não param de roer principalmente madeira, assim o tamanho dos dentes fica certo.
As orelhas dos coelhos podem ser grandes ou pequenas, são peludos, as suas cores são variadas, vão do castanho acinzentado ao branco e preto.
As cores servem para se camuflarem dos seus inimigos. Têm um raio de visão extremamente amplo, até conseguem ver para trás sem virar o pescoço.
São muito velozes, pequenos e fofinhos. A maior parte dos coelhos têm os olhos vermelhos.
A sua audição distingue sons que o ser humano não consegue ouvir.
Vivem nos montes, em tocas, coelheiras, jaulas de arame e em pavilhões industriais.
Os coelhos pesam entre 1,5kg a 2,5kg, medem cerca de 40cm.
Nascem do ventre da mãe e até aos 28 dias chamam-se láparos. O período de gestação é de mais ou menos 5 semanas. Cada coelha tem 8 a 10 láparos.
O coelho doméstico é da mesma espécie que o coelho bravo Europeu, que depois de domesticado foi espalhado por todo o mundo.
Foram levados da Europa para a Austrália no século dezanove.
Na Austrália, em especial, esta “universalidade” dos coelhos e a sua alta capacidade de reprodução transformaram-no em praga.
Os predadores do coelho são: o lobo, a onça, a raposa, as aves de rapina e a caça desenfreada. Outros dos perigos para o coelho são as doenças como a febre hemorrágica viral.

EB1 DE Santo Ovídio
Trabalho realizado pela turma 4 do 3º ano.


E, no final, ainda ilustramos o nosso texto.













3º Ano Turma 4

Editado pela professora Cândida

domingo, 26 de abril de 2009

Os nosss textos

O 25 de Abril




Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, quem governou Portugal até esse dia foi Salazar e, logo a seguir, Marcelo Caetano. Foi a ditadura. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.
Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país: acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos. As pessoas gritavam «O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO».
Por este motivo, o dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e é feriado nacional.




Publicado pela: Prof. Cândida

Dia mundial do livro


O inglês William Shakespeare e o espanhol Miguel de Cervantes, dois dos mais importantes escritores da literatura universal, morreram exactamente no mesmo dia: 23 de Abril de 1616. Em homenagem a eles, por decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desde 1996, é comemorado nesta data o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

A nossa escola assinalou o “Dia Mundial do Livro” da seguinte forma: cada turma solicitou a vinda à escola de um familiar no sentido de contar e/ou ler uma história. Todos se mostraram colaborantes e deste modo foi possível realizar a actividade. Após a leitura/ contagem da história, cada turma procedeu à realização de actividades de complemento, tais como: resumos escritos, desenhos alusivos e dramatizações da história. A cada familiar foi entregue, por um aluno, uma flor com um cartão de agradecimento pela disponibilidade demonstrada e pelo trabalho realizado uma vez que, os próprios familiares, utilizaram estratégias diversificadas e construíram material adequado à actividade. Foi também realizado um trabalho escrito intitulado “Se eu fosse um livro…” que revelou o interesse que os alunos demonstram pela leitura não só pela ocupação de tempos livres mas também como instrumento de trabalho que sentem necessitar cada vez mais. Todas as turmas leram o provérbio hindu que é muito significativo da importância de um livro.Os alunos mostraram muito interesse por estas actividades educativas que se revelaram muito agradáveis.



Os nossos trabalhos

Publicado pela: Prof. Cândida

Dia da terra




Olá amiguinhos!


Sabiam que hoje, dia 22 de Abril, é o Dia da Terra?


Em 1970 foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que também convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.
A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado como o dia da Terra o que deu uma grande ajuda aos esforços de reciclagem a nível mundial

Publicado pela: Prof. Cândida