sábado, 28 de março de 2009

A Primavera já chegou

A Primavera começa no dia 20 ou 21 de Março e termina a 19 ou 20 de Junho.
Na Primavera usamos roupas mais leves e mais curtas. O tempo está mais quente e o Sol está a brilhar um pouco mais que no Inverno.
Os dias crescem mais. Na Primavera as temperaturas sobem e também os animais saem dos seus buraquinhos. Há mais alegria, as flores estão mais floridas, as árvores começam a deitar as suas folhas e também os seus frutos. Os passarinhos começam a cantar muito e também a fazer os seus ninhos.
As borboletas começam muito alegres a voar no bosque.
É uma estação do ano muito bonita.
Por isso, fizemos em conjunto este bonito cartaz

A turma do 1º ano

A Páscoa

Depois de fazermos os convites, de termos pintado ovos e coelhos da Páscoa, de irmos à Comunhão Pascal e lancharmos, vamos lá a uns dias de férias.
Aproveitem para descansar, ler, brincar e fazer todas as vossas tarefas.
E uma Páscoa Feliz para todos!

3º ano turma 4







Publicado pela: Prof. Cândida

domingo, 22 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia

Hoje, é o Dia Mundial da Poesia.
Neste dia, aqui fica uma das mais belas poesias, Pedra Filosofal de António Gedeão

Pedra Filosofal



Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

António Gedeão- Pedra Filosofal
In Movimento Perpétuo, 1956





Alunos 3ºano turma 4



Publicado pela: Prof. Cândida

A Primavera está a chegar

Dia do Pai

sábado, 21 de março de 2009

Visita à Exposição/venda de minerais e fósseis

Esta semana foi muito atarefada.
Na Segunda-feira fomos visitar uma exposição/venda de minerais e fósseis na sede do Agrupamento e gostamos muito.
Compramos alguns minerais e tiramos fotografias para todos que nos visitam possam ver.

Trabalho realizado pelos alunos do 3º ano Turma 4







O ensino da leitura: A Avaliação

A actividade vai ter em simultâneo duas tarefas, a primeira será a leitura individual do texto por parte do aluno para o professor e o registo e apreciação da leitura numa grelha elaborada para o efeito. Outra tarefa será a exploração da consciência fonológica (Identificação do tema e da ideia principal, identificação da estrutura do texto) que prepara a leitura e permite um contacto prévio com o texto que o aluno irá ler.



Iniciamos com o esclarecimento da actividade a realizar.
Distribuição do texto, a cada aluno dentro do estipulado para alunos do 3º e 4º ano como referido no livro: ”Para a avaliação do desempenho da leitura”,Sim-Sim et all Lisboa, M.E.,2007
Preparação da leitura: leitura silenciosa
Leitura por parte do professor para a turma
Interpretação oral do mesmo
Leitura do texto individualmente para o professor registando este na grelha de
observação da leitura relativamente à entoação, articulação, respeito pela pontuação e expressividade.


Resolução de ficha de trabalho sobre o texto (individualmente no lugar), e realização de uma ilustração
Discussão sobre a forma como correu o desempenho individual nesta tarefa




Texto


EB1 de Santo Ovídio 3º ano

____________________________________________

É sempre difícil abandonar a casa em que se nasceu e a que se estava habituado, tão habituado como à luz do dia ou à escuridão da noite. Mas para Luís, difícil, difícil, foi separar-se de Bigodes, no seu entender o rafeiro mais bonito e mais esperto do que qualquer cão de raça com o nome pomposo de algum herói da História.
Um dia antes da partida, entregou-o à viúva do ourives, a Dona Amélia, que sempre tinha achado graça ao seu focinho peludo e aos seus olhos malandros. Embora soubesse que ela o iria tratar bem, Luís teve a sensação de deixar ficar para trás um pedaço do seu coração que lhe iria fazer falta e que, um dia, teria de ir buscar para o repor no sítio. Um coração quer-se inteiro, ou não será assim?
Claro que é. Há momentos na vida das pessoas que se cravam na carne como os pregos e que alicate nenhum de lá consegue tirar. Um momento assim foi aquele em que o Luís entregou o Bigodes à Dona Amélia e falou deste jeito:
- Cá está o Bigodes, Dona Amélia. Seja amiga dele, sim? E dê-lhe um bom osso todos os dias. O senhor Felisberto do talho não leva nada por isso. Trago-lhe aqui a escova de arame. O Bigodes está habituado a ser escovado aí umas duas vezes por semana …
Nisto o Bigodes levantou o focinho para o Luís com um trejeito de surpresa e depois ergueu-se nas patas traseiras para, com as dianteiras, lhe arranhar a camisola, no sítio do peito. Dum modo semelhante costumava arranhar a porta de casa para pedir que lha abrissem. Luís ainda conseguiu dizer-lhe:
-Tem paciência, Bigodes. Estou farto de te explicar que lá na cidade, no prédio onde vou morar, não deixam a gente ter cão.
Depois afastou-se a correr.

Ilse Losa, 2003, In “Na quinta das Cerejeiras” (texto com supressões). Porto: Edições ASA.















domingo, 8 de março de 2009

Dia da Mulher



Flores para oferecer a uma mulher, a uma Grande Mulher!
Os alunos fizeram uma flor para oferecerem à mulher mais importante da sua vida a MÃE pois claro



Aqui estão as flores feitas pelos alunos do 3º ano turma 4

sábado, 7 de março de 2009

O Ensino da Leitura: Compreensão de Textos

«Levar a criança a entrar na aventura de ler é atraí-la a mil possibilidade de oferecer-lhe uma alternativa importante, a alternativa de pensar, de contemplar, de se aproximar do mundo da fantasia, da aventura, da realidade e do mistério».
Manzano (1988)

A leitura é uma competência básica na sociedade actual que, tal como outras actividades linguísticas, é um processo altamente complexo que se prolonga ao longo de todo o percurso escolar e até da vida da pessoa, pois aprender a ler é um processo a longo termo.


O ensino da compreensão de textos informativos/mapeamento visual
Trabalho realizado no âmbito do PNEP.

O tema desta semana foi muito interessante, ou seja, falamos do nosso animal preferido. Fomos convidados a reflectir sobre os conhecimentos acerca dos “Golfinhos". Esses maravilhosos seres vivos.
No início do trabalho comecei por esclarecer os alunos da tarefa a desenvolver.
Distribui o texto informativo “Parece que é mas não é”.
Fez-se a leitura do texto e foram discutidos os novos conhecimentos
Recolheram dados relativos a cada uma das categorias apresentadas pelo professor no quadro, assim como o seu preenchimento e ainda registaram simultaneamente na folha de actividades.
Ilustração da unidade central.
Apresentação/discussão dos trabalhos obtidos.
Concluímos que aprendemos muito acerca deste maravilhoso ser vivo, e como gostámos muito desta actividade, propomos-vos o mesmo desafio.

O nosso texto





A construção do mapeamento no quadro
















O trabalho no nosso lugar






No momento seguinte os alunos registaram individualmente o que pensavem saber sobre este animal e o que ainda gostavam de saber




E em seguida fizeram a ilustração da unidade central










Este trabalho teve tambem como objectivo a recolha de informações respeitantes ao assunto e a sistematização dos conhecimentos que haviam alcançado.
De salientar que este tipo de trabalho os auxilia a seleccionar e esquematizar a informação necessária aquando da realização de trabalhos no âmbito da PNEP.


Trabalho realizado pelos alunos do 3º ano turma 4