sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A nossa cidade

Olá amigos, nós somos a Clara, o Zé, a Carolina e o Simão, andamos no 4ºano da escola de Santo Ovídio.
Num dos textos que nós lemos falava da cidade de Aveiro.
Ficamos entusiasmados com tudo o que aprendemos e curiosos para saber mais. Logo também nós vamos falar um pouco sobre a nossa cidade.
A nossa cidade chama-se Fafe, pertence ao distrito de Braga e é conhecida como a “sala de visitas do Minho.” Situa-se num vale rodeado de montanhas, que no Inverno ficam lindíssimas com neve. É bastante verdejante e tem um clima agradável. Fafe é uma cidade pequenina mas muito bonita e acolhedora.
Fafe é conhecida pela lenda da “Justiça de Fafe” donde nasceu a famoso lema” Com Fafe ninguém fanfe.
É uma cidade rica em casas Brasileiras antigas e em artesanato.
Em algumas aldeias é normal verem-se as senhoras a fazer a trança, que é, mais tarde, transformada em bonitos chapéus e cestos.
Também temos a tradição do linho que é cultivado e transformado em verdadeiras obras de arte.
Os pratos típicos desta cidade são: a vitela assada, o cabrito assado, a feijoada, etc e os doces típicos são: pão-de-ló, cavacas…
Gostamos de morar em Fafe porque é uma cidade pequena e, por isso, não tem grandes confusões.
Por agora é tudo, da próxima vez falar-vos-emos um pouco mais sobre a nossa cidade.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Os trabalhos relacionados com o Carnaval

O Carnaval
Hoje em dia o Carnaval é tempo de fantasia, festa, divertimento e exagero. As pessoas vestem roupas diferentes das que costumam usar, usam-se máscaras e pinturas, desfila-se nas ruas a pé e em carros alegóricos e dança-se ao som da música.
De todos os Carnavais, os mais conhecidos são o do Brasil, o da Madeira e o de Veneza.
O Carnaval do Brasil é o mais espectacular porque demora quase um ano a ser organizado e tudo é pensado ao pormenor: preparam-se os vestidos e os fatos mais incríveis, as danças nas escolas de samba, prepara-se o desfile e enfeitam-se os carros alegóricos para que sejam os melhores e os mais fantásticos.
Nesta altura, o Brasil pára por completo e recebe milhares de visitantes.
Na Madeira é diferente porque a festa é mais pequena, mas o entusiasmo dos participantes é o mesmo.
Em Veneza o Carnaval é festejado em salões e noutros espaços fechados. O ambiente é mais calmo, não há tanta folia mas há muito requinte e bom gosto.
A Terça-feira de Carnaval antecede o início da Quaresma. Na chamada Terça-feira Gorda é de tradição comer-se Cozido à Portuguesa.

Trabalho colectivo 3º ano Turma 4








O Carnaval vem da palavra latina “carne vali”, ou seja, “ adeus carne”.. O Carnaval é tempo de folias, nos três dias antes da quarta-feira de cinzas.
À quadra carnavalesca, dá-se em Portugal, também o nome de Entrudo, ou seja, entrada na Quaresma.
Este ano, o sol luminoso apareceu e tornou estes dias ainda mais alegres.
Os alunos da minha escola mascararam-se de Príncipes e Princesas. Andamos pelas ruas de Fafe, a nossa cidade, onde desfilaram milhares de crianças de várias escolas. Foi uma manhã maravilhosa. Alegria, música e gargalhadas por toda a cidade.
Felizes e cansados regressamos à escola. Nos dias seguintes a festa continuou animada.

Clara – 4º ano



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Vem ai o carnaval





Está aqui representado o trabalho sobre máscaras de Carnaval realizado na nossa escola, e que está na exposição na Biblioteca Municipal.


Carnaval
O Carnaval é no Inverno e é sempre numa terça-feira e no mês de Fevereiro ou Março, não tem data certa. Neste ano vai ser comemorado no dia 24 de Fevereiro.
O Carnaval é uma festa muito gira e animada, mas não é Religiosa. No Carnaval as pessoas costumam-se mascarar de muitas formas, tipo monstros ou animais. Mais uma, a minha escola vai ao desfile de Carnaval organizada pela Câmara Municipal, vamos todo vestido de príncipes e princesas, como um “Conto de Fadas “
Carnaval é quando as pessoas se mascaram e por isso se diz: É Carnaval ninguém leva a mal.
Vou passar as minhas férias de Carnaval na Figueira da Foz Com o meu pai e irmã. Vai ser muito divertido!

Lara Beatriz Louro – 4º ano





O Carnaval é uma festa de folguedo que antecede à quarta-feira de cinzas.
Cada região de Portugal tem a sua tradição para festejar a folia do Carnaval.
Mas o Carnaval hoje , não tem nada a ver com a maneira como se festejava antigamente.
Antigamente as pessoas vestiam as roupas velhas que tinham em casa ,faziam as máscaras com bocados velhos de tecido e bexigas de porco e passeavam pelas localidades ,divertindo-se.
Actualmente, o Carnaval é uma festa de muito luxo, as crianças vestem –se de acordo com os seus ídolos, por vezes roupas muito dispendiosas.
Mas nesta época é assim , fingimos ser aquilo que não somos por umas horas.
Na minha escola também se comemora o Carnaval. Este ano vamo-nos fantasiar de príncipes e princesas e vamos desfilar pela cidade de Fafe.
Eu gosto do Carnaval porque as pessoas distraem-se, riem , esquecem as suas tristezas por alguns momentos com as fantasias e palhaçadas.

Zé Miguel - 4º ano

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Chapeuzinho vermelho

Olá, somos os alunos da turma B do 2º ano.
Trabalhamos a história no Ambito da Área de Projecto/Formação Cívica.
Aqui estão alguns dos nossos trabalhos nesta área.















OS ALUNOS DO 2º ANO TURMA B

O nosso cartaz

Tal como prometido, aqui está o nosso cartaz sobre a palestra realizada acerca do Ambiente




TURMA 4,3ºANO

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Palestra sobre o Ambiente

Hoje, na nossa escola,tivemos uma palestra sobre o Ambiente.
Ficamos a saber o que podemos fazer para o melhorar.
Tornamo-nos Eco- Mosqueteiros e o nosso lema é :
“Um por todos e todos pelo Ambiente”
Aqui ficam algumas fotografias da nossa palestra ,e…







Agora,aqui estão alguns dos trabalhos que nós realizamos











Trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano turma 4

Estamos a elaborar um cartaz sobre o tema do Ambiente,quando estiver pronto prometemos que o colocamos aqui para verem.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Vem aí o S. Valentim

Vem aí o S. Valentim!


Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

William Shakespeare

Aqui estão os nossos trabalhos para comemorar a data



Os alunos do 3º ano turma 4

Bom Cidadão

Todas as semanas, trabalhamos a nossa Área de Projecto.
Na última semana foi assim...



Os alunos do 3º ano turma 4

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O ensino da compreensão de textos narrativos/ instrucionais

No início do trabalho comecei por esclarecer os alunos da tarefa a
a realizar (leitura e interpretação de um texto narrativo e compreender a estrutura de um texto instrucional através da receita de um bolo)
Distribui o texto narrativo “O bolo de chocolate”.
Feita a leitura e a interpretação oral do mesmo, os alunos consultaram o dicionário para compreenderem os vocábulos desconhecidos. procurei levá-los a quererem conhecer uma nova estrutura de textos.
Em seguida fiz a distribuição do recorte com o título que previamente tinha recortado em três grandes unidades: título, ingredientes e forma de preparar. Distribui pela turma o recorte com o título e questionarei os alunos:
-Pelo título, que tipo de texto vos parece que vamos ler?
-Para que serve uma receita de um bolo?
-Para que possam fazer o bolo que precisam saber?
-Que ingredientes vos parece que um bolo de chocolate pode levar?
Entreguei o recorte da receita que continha a lista de ingredientes e pedi para verificarem quais os ingredientes que foram referidos e que fazem parte da receita e os que não foram mencionados.
Questionei novamente os alunos:
-Já algum fez um bolo de chocolate?
-Se sim, é capaz de explicar aos colegas como fez?
Distribui o recorte da receita que contêm as etapas a seguir na confecção. Os alunos identificaram os materiais de que necessitam para confeccionar o bolo (copo, colher de sopa, colher de pau, forma de pyrex e micro-ondas). Alguns dos alunos explicaram, por palavras suas, o que teriam de fazer para confeccionar o bolo.
No seguimento da aula, cada aluno copiou a receita devidamente organizada para uma folha de actividades, assim como a ilustração da ficha de actividades (receita do bolo de chocolate), que posteriormente levou para casa.
No final da aula, aquando da a presentação/discussão dos trabalhos obtidos, foi sugerido por alguns alunos a recolha de receitas de outros bolos para posterior troca e, quem sabe colocá-las no nosso blogue.


















E no final o lanche foi...um delicioso bolo de chocolate ...como na festa do coelhinho Orelhas





Os alnos do 3º ano Turma 4