sábado, 25 de outubro de 2008

Hábitos de Leitura

Ainda no âmbito da acção de formação (PNEP), desta vez, a actividade realizada na sala de aula foi sobre os hábitos de leitura. Discutimos em grupo sobre hábitos da leitura Construímos no quadro um mapa conceptual sobre a importância da leitura/escrita. Em pares, elaboramos pequenos textos sobre o tema. Retiramos algumas frases que achamos importantes e ilustramo-las. Aqui estão alguns trabalhos representativos do nosso trabalho.











O mundo de leitura/escrita

O mundo de leitura/escrita tinha flores em forma de letras, pássaros que são livros, as casas eram bibliotecas, estradas feitas pelas capas dos livros, carros com letras pintadas, os animais comiam lápis e canetas e eram porta – lápis e as árvores davam livros. As pessoas em vez de comerem, elas liam. Quando chovia as gotas de água eram livros, os raios das trovoadas eram canetas, quando o sol aparecia o mundo ficava cheio de letras, quando havia nevoeiro as pessoas só viam livros. Os barcos que navegavam pelo mar de letras eram feitos de papel. Só jogavam no papel. Os vasos de flores eram feitos das capas dos livros e as flores eram os sinais de pontuação. Os meios de transporte, tinham as rodas em forma de letras, as mesas eram feitas de livros, as cadeiras eram a letra e. E as florestas eram canetas gigantes e delas caíam pequenas gotas de tinta de mil cores. Afinal este mundo de leitura/escrita não existe, é imaginação. Mas sim, a nossa imaginação é infinita e tudo podemos inventar e questionar, não é?

Vitória, vitória, acabou-se a história


Trabalho realizado pelo Ricardo e pelo João

Aula Sobre a Importância dos Computadores


Lembram-se da aula que tivemos sobre a Importância dos Computadores no ensino- aprendizagem da língua?
Nós continuamos o trabalho e elaboramos um cartaz com as palavras/chave. Também fizemos desenhos sobre o mesmo tema.
Querem ver?
Os alunos do 3ºano turma 4

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O Computador


O computador é uma tecnologia moderna e utilizada por muitas pessoas, cada vez mais, e por nós, crianças.
O computador é composto pelo C.P.U. (computador), teclado, rato, monitor, scanner, microfone, impressora... O computador serve para estudar, comunicar, escrever, jogar, inventar jogos, pesquisar, navegar na Internet, ouvir música, trabalhar na página, desenhar, pintar, criar, fazer compras, ver filmes e vídeos, gravar, ler, enviar e receber emails, ver imagens, etc. Devemos ter cuidado com a Internet. Não devemos ir a sites desconhecidos porque podem conter vírus, imagens que não são para a nossa idade, não devemos conversar com desconhecidos, não enviar a nossa fotografia, nem a nossa morada.
O computador foi a melhor invenção do Mundo.
Aprender através do computador é uma aventura.

A turma 4 do 3º ano

Apresentação

Olá amiguinhos,
Este ano, a nossa turma está a desenvolver um trabalho (P.N.E.P). E vamos ter a colaboração do Sr. Professor Cândido. O tema principal do nosso trabalho é a Lingua Portuguesa (oralidade, escrita, gramática...)
Iniciamos com o tema: Os computadores.
Ficamos a saber o que é um computador, para que serve e o que podemos fazer nele.
Decidimos criar um blogue para que os meninos interessados o possam consultar aprendendo connosco e nós com eles através da sua opinião.
Vão ver que vai ser fixe, o nosso blogue vai ter muitas novidades!...
Visitem-nos sempre.

A turma 4 do 3º ano.

A Nossa Escola


A escola fica situada na Rua Fiéis de Deus, fazendo parte da freguesia de Fafe. Abrange uma área envolvente de 5 km.
É uma de muitas escolas do 1º ciclo da cidade de Fafe. Fica situada na parte oeste da cidade.
Tem apenas uma frente, estando ela virada para a Rua Fiéis de Deus, com dois portões de acesso (um para a entrada dos alunos, outro para a entrada de veículos).
Está inserida num meio urbano, sendo a actividade industrial a que mais ocupa mão-de-obra. A par desta actividade existe a agricultura com pequenos e médios agricultores. O comércio encontra-se em plena fase de desenvolvimento.
"É uma escola bem situada, com óptimos espaços físicos, bons recursos humanos. A nível de material didáctico está bem fornecida."
"É uma escola activa, gosta de se pautar pelo rigor e pelo cumprimento (a todos os níveis) do que lhe é exigido e tenta pôr em prática todas as actividades planeadas e outras, ao longo do ano."


quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Primeira mensagem

Esta é a nossa primeira mensagem no nosso blogue.
Vamos ver se vai correr tudo bem.